Amanhã o superastro filipino de 32 anos terá mais um duro desafio pela frente. Depois de enfrentar – e surrar – oponentes muito maiores como Oscar De La Hoya, Ricky Hatton, Miguel Ángel Cotto e Antonio Margarito, Pacquiao (51-3-2, 38 KO) vai colocar seu cinturão dos meio-médios da OMB em jogo contra o veterano ex-campeão mundial “Sugar” Shane Mosley (46-6-1, 39 KO), sete anos mais velho. O duelo vai acontecer no MGM Grand Garden Arena, na cidade de Las Vegas.
Mosley também vem enfrentando competição dura nos últimos tempos. A diferença fica nos resultados. Se ele nocauteou Margarito e Ricardo Mayorga, foi derrotado por decisão unânime por Floyd Mayweather Jr e Cotto. Em sua última apresentação, empatou com Sergio Mora. Tem em sua defesa o fato de nunca ter sido nocauteado na carreira.
O americano disse ontem em entrevista pelo Twitter que vai lutar com inteligência, velocidade e força. Disse também que vai nocautear Pacquiao. Falou que está preparado porque lutou contra adversários rápidos. É louvável a confiança de Mosley. Afinal, se ele próprio não confiar em si, quem vai? Mas a verdade é que ele provavelmente estará em apuros amanhã.
Pacquiao se tornou a maior máquina de lutar do mundo. Aliou poder de nocaute a uma velocidade incrível. Poucos atletas em qualquer modalidade esportiva são tão bem condicionados fisicamente quanto ele. E o mais assustador: o camarada ainda está evoluindo. Diziam antes que seu estilo agressivo deixava enormes brechas defensivas. Ao terminar as lutas contra oponentes maiores sem uma marca no rosto, Manny tirou este tipo de crítica de seu caminho. Falavam também que ele era unidimensional, que se movimentava sempre do mesmo modo. O “carrossel” mostrado nos últimos tempos também mostrou que isso faz parte do passado. Para criticar o filipino hoje, passaram a dizer que ele não se dedica tanto mais à profissão (Manny é deputado em seu país) ou que não respeitaria seus oponentes. Papo furado. O treinador Freddie Roach tirou o máximo de seu pupilo na preparação.
Em seu auge, “Sugar” seria motivo para tirar algumas noites de sono da equipe de Pac-Man. Hoje, quase quarentão, foi escalado para a luta por ser um rosto conhecido, em condições de alavancar vendas de ingressos e pay-per-view. Mas a realidade dá conta que Mosley não vence uma luta desde janeiro de 2009. Para piorar, certamente não vai aguentar o ritmo do oponente por 12 assaltos. Solução: aproveitar o começo da luta para tentar resolver a parada, como quase conseguiu contra Mayweather. Mas até isso será complexo.
Pacquiao aguenta pancada, está escolado em ser socado por oponentes mais fortes. Nenhum deles o colocou em perigo. Para piorar a situação do veterano, Manny é um lutador que costuma contragolpear com força quando sofre um ataque. Difícil não é acertar Pacquiao, é quase impossível fazê-lo parar de bater. E o filipino ataca de todos os lados, de todos os modos, em velocidade esfuziante.
Freddie Roach tem pilhado seu pupilo para buscar o nocaute e superar Mayweather, que venceu Mosley por decisão unânime. Já que Floyd não quer enfrentar Pacquiao, então Pac-Man vai destruindo os oponentes do Pretty Boy. O filipino não pode errar, pois o americano tem punch suficiente para causar um estrago. Mas sinceramente acho que as chances disso acontecer são remotas. Eu apostaria que Mosley vai conhecer sua primeira derrota antes do final dos assaltos regulamentares.
Por mais que a popularidade do MMA tenha crescido muito nos últimos tempos e que muitos digam que a nobre arte está morrendo, as grandes lutas de boxe ainda superam as de MMA tanto em vendas de pay-per-view quanto em atenção da mídia mundial. Pacquiao x Mosley provavelmente será o evento de lutas que mais vai vender pacotes em 2011 e a única possibilidade de algo bater o resultado seria outra luta dele, ou de Mayweather.
Nenhum comentário:
Postar um comentário